Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

sábado, 26 de novembro de 2011

Projetos de 2011 - Eva

Com base na observação do comportamento dos alunos nos anos anteriores, sentimos a necessidade de desenvolver ações que despertassem valores centrados no respeito às diferenças e na valorização da amizade. Surgiu então a proposta de refletir, juntamente com os alunos, logo no início das aulas, algumas regras de convivência. Nascia aí o primeiro projeto pedagógico de 2011 — Conviver — que tinha como objetivo tratar de um problema freqüente no âmbito escolar: o bullyng.
Utilizando filmes, vídeos, músicas, textos, jogos e pesquisas realizadas na escola, os alunos tomaram conhecimento de que as “brincadeirinhas”, muitas vezes feitas por eles, podem se tornar um grande problema tanto pra quem sofre quanto para quem as pratica.

O Projeto Livro Coletivo surgiu da necessidade de estimular a leitura e a escrita além valorizar as produções textuais feitas pelos alunos no decorrer do ano letivo. A ideia era trabalhar gêneros textuais variados com atividades interdisciplinares envolvendo os demais projetos realizados na escola. Desta forma pretendíamos avaliar o quanto cada ação influenciou tanto na aprendizagem de conteúdos curriculares quanto na aquisição de valores éticos e sociais.
Pensando em sanar as dificuldades de leitura, escrita e interpretação de forma prazerosa, através de livros literários que despertem a sensibilidade do aluno para experimentar aventuras, fantasias e aprendizados que serão aproveitados, não só na vida escolar, como também na sua inserção como ser atuante no meio em que vive, atendendo às exigências da sociedade moderna, surgiu a ideia  de realizar o  Projeto Álbum de Figurinhas.
Para a montagem do álbum de figurinhas, foram selecionados alguns livros literários, adequados à idade dos estudantes do 6º ano, e colocados em uma caixa na biblioteca. Cada aluno poderia escolher um livro para ler e fazer uma resenha. Após a correção da resenha, o aluno receberia uma figurinha ilustrativa do livro lido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário