Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

História em quadrinhos - 8º e/ou 9º ano - com gabarito

1)       Uma personagem de HQ costuma ter características marcantes. Descreva em seu caderno:
a)      Como é Filipe fisicamente?
b)      Quais são as características da personagem de Filipe?
c)      O humor das tiras é derivado das características físicas ou psicológicas de Filipe?

2)      Você se identifica de alguma forma com Filipe? Em que você acha que é semelhante a ele? Em que você é diferente?

3)      As tiras a, b e c apresentam uma característica típica do humor que é a “reversão das expectativas”, ou seja, elas apresentam no último quadrinho uma situação que contradiz toda a sequência anterior. Copie as orações abaixo e complete-as, explicando com suas palavras o que ocorre no último quadrinho de cada tira.
a)      Na tira a, Filipe precisa tomar uma atitude e fazer os deveres, mas...
b)      Na tira b, Filipe acorda, vai para a escola, vê que ela está sendo demolida, mas...
c)      Na tira c, Filipe se esforça para prestar atenção à aula, mas...

4)      Os balões das HQs misturam linguagem verbal e não verbal, trazendo-nos informações importantes.
a)      Quais tiram contêm balões de pensamento?
b)      Na tira b, o que você acha que Filipe estaria murmurando no primeiro quadro?
c)      No terceiro quadro da tira b, o autor usa dois pontos de exclamação no final das frases. Por quê?
d)      Na tira b há um balão cujo rabicho sai do quadrinho. Quem está falando?
e)      No último quadro da tira c, múltiplos rabichos saem do balão. O que isso significa?

5)      Que tipo de revista Filipe está lendo na tira d?
6)      No quinto quadro da tira d, o texto o balão lido por Filipe torna-se incompreensível.
a)      Na sua opinião, por que isso acontece?
b)      Por que o autor desenhou um coração nesse quadro?

7)      Que recursos visuais o autor usa para representar a vergonha de Filipe na tira d?

8)      Às vezes mais de uma ação podem estar representadas em um único quadrinho. Relate qual a sequência de ações de Filipe no único quadro da tira e.

Oliveira, Gabriela Rodella de. Portugês: a arte da palavra, 6º ano. 1.ed. São Pulo: Editora AJS Ltda,2009


GABARITO:
1)       a- É um menino loiro, dentuço.
b- Gosta de ler quadrinhos. É preguiçoso, não gosta da escola. Tem uma imaginação fértil. É muito tímido.
c- Das características psicológicas.
2)      Resposta pessoal.
3)      a- ... se comporta como um rato (come queijo enquanto lê HQs).
b- ... percebe que estava apenas imaginando.
c- ... ao ficar se disciplinando, deixa de prestar atenção à professora.
4)      a- As tiras a, b, c e d.
b- Resposta pessoal.  Sugestão: “já acordei mãe!”
c- Para enfatizar a fala da personagem.
d- Resposta pessoal. Possivelmente a mãe da personagem.
e- Isso representa a fala de personagens que estão fora do quadro.
5)      Uma revista de quadrinhos.
6)      a- Resposta pessoal. Sugestão: Isso ocorre porque Filipe não consegue se concentrar na HQ quando está perto da garota de que gosta.
b- Para representar o amor que Filipe sente pela garota.
7)      A face de Filipe fica vermelha e gotas de suor pulam de seu rosto.
8)      Filipe se aproxima da garota pela qual está apaixonado com a intenção de falar com ela, mas fica muito envergonhado, desiste da conversa e se afasta cabisbaixo, triste e pensativo.


Dica: para copiar a imagem com um tamanho bom, clique primeiro em cima do desenho, copie e cole no word.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.