domingo, 13 de novembro de 2011

Atividade de Literatura - 7º ano - com gabarito


1-      Nesse texto, além das palavras, que outro recurso foi usado para expressar idéias?
2-     Quem fala ou faz alguma coisa é personagem da história. Quando os personagens conversam, temos um diálogo.
a)     Quais são as personagens do texto? Há diálogo entre eles?
b)     A fala da mãe está claramente expressa? Justifique.
3-     A história apresenta cinco quadrinhos. O que a mãe teria dito à filha no quadro 2?
4-     Observe o desenho do quadro 3 e conte o que a moça está sentindo enquanto a mãe faz tantas perguntas.
5-     Pelo tamanho das figuras no último quadro, responda:
a)     A mãe continua mandando na filha?
b)     A mãe preocupa-se demais em proteger a filha? Como você sabe disso?

Papo maluco
            O sujeito entra num bar, senta-se à mesa e logo um garçom aparece.
— Boa noite, o que o senhor toma?
— Tomo vitamina C pela manhã, o ônibus para ir ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça.
— Desculpe, mas acho que não fui claro.  Eu quis dizer do que é que o senhor gostaria?
— Ah! Tudo bem! Gostaria de ter um Ferrari, de casar com a Gisele Bündchen e mandar a minha sogra para o inferno.
— Não é nada disso, meu senhor! — Continua o garçom, ainda calmo. — Eu só gostaria de saber o que o senhor deseja de beber.
— Ah! É isso? Bem... o que é que você tem?
E o garçom:
— Eu? Nada, não! Só tô um pouco chateado porque o meu time perdeu pro São Caetano.

Norma Ferreira da Silva (por e-mail) Uberlândia – MG Almanaque Drogasil, ano 1, nº 1, maio de 2004, p.22.

6-     Por que o texto recebeu o título Papo maluco?
7-     Como o garçom poderia ter abordado o freguês para ser entendido logo na primeira fala?
8-     E a fala do freguês, como poderia ter sido mais clara?
9-     Na segunda fala do freguês, que expressão nos leva a pensar que ele passou a entender o garçom?
10- Como o garçom age em relação ao freguês? Por quê?


GABARITO:
1-      Desenho, quadrinhos.
2-     a) Os personagens são a moça e a mãe. Há diálogo entre eles, porque estão conversando.
      b) Não, a fala da mãe é adivinhada pelas respostas da filha.
3-     Respostas variadas.
4-     Preguiça, sono, cansaço, enjoo.
5-     a) Sim, a mãe continua mandando na filha, porque a figura da galinha que representa a mãe é muito maior.
      b) Sim, ela esconde a filha debaixo da asa.
6-     Porque quando o leitor pensa que é só o freguês que não entende o que o garçom quer dizer, este passa a agir da mesma forma que o freguês.
7-     No próprio texto, temos: “Eu só gostaria de saber o que o senhor quer beber”.
8-     Sugestão: O que é que você tem pra beber?
9-     “Ah! Tudo bem”!
10-  Age com calma, educadamente. Afinal, na condição de servir o freguês, o garçom tem de ser atencioso, paciente e respeitar pequenos deslizes, provocações ou mesmo algumas atitudes estranhas para que o cliente tenha boa impressão sobre os serviços prestados no local.


4 comentários:

  1. Parabens pela fantástica iniciativa.
    Gostaria de fazer uma parceria com vocês para troca de links.
    Temos um blog para Educação Infantil, com mais de 10.000 sugestões de atividades.
    Ideia Criativa Educação Infantil



    Fundamental I

    Aguardo seu contato por email: editorazoe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vamos trocar artigos patrocinados, funciona assim escrevo um artigo falando do meu blog e te envio e vc publica.
    Faça um texto do falando do seu blog e me envia que eu publico no meu.
    neste artigo vai os links.
    editorazoe@hotmail.com

    ResponderExcluir