Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 20 de novembro de 2011

Formação de palavras - 1º ano EM

1)      Leia este poema de Camões.

Ao desconcerto do mundo

Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos; 
E pera mais me espantar, 
Os maus vi sempre nadar 
Em mar de contentamentos. 
Cuidando alcançar assim 
O bem tão mal ordenado, 
Fui mau, mas fui castigado. 
Assim que, só pera mim, 
Anda o Mundo concertado.

Camões, Luís de. In: SALGADO JÚNIOR,Antônio(Org.). Luís de Camões: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.p.475-476

a)     Nesses versos, o eu lírico compara o destino das pessoas no mundo. A que conclusão ele chegou?
b)     Como a vida do eu lírico foi afetada por essa visão?
c)     O que significa o título, tendo em vista os dois últimos versos?
d)     Releis estes versos: “Os bons vi sempre passar.../” “Os maus vi sempre nadar...”. Qual é o processo de formação das palavras destacadas? Justifique sua resposta.
e)     Transcreva do poema palavras que se formam por derivação prefixal e derivação sufixal.
f)     A partir das palavras a seguir, forme outras pelo processo de derivação regressiva.
       passar - espantar - alcançar - castigar - nadar - acontecer

2)     Forme parassintéticos verbais que tenham como base os nomes a seguir.
grande – parede – pedaço – sócio – terra – velho – caixa - frio                                                  3)     Leia este anúncio publicitário.

a)     O anúncio promove um novo produto e para isso utiliza a linguagem verbal (texto) e a linguagem não verbal (imagem). Como o texto, na parte inferior do anúncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
 b)     Todo núncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
 c)     Copie do texto palavras que se formam pelos processos a seguir.
 ·   Derivação sufixal
 ·   Derivação prefixal e sufixal
 ·   Siglonimização
 ·   Composição por justaposição
·         parassíntese
 1)      Transcreva, das sequências a seguir, as palavras formadas por derivação prefixal e sufixal.
 a)     reflorestamento, esfarelar, emagrecer, desqualificar
 b)     desonestidade, inconstitucional, ensurdecer, reintegração
 2)      Leia a tira a seguir.
a)     O rato Níquel Náusea, falando indiretamente, tenta ensinar a seu companheiro um pouco de etiqueta. Qual teria sido a intenção do quadrinista nesse texto?
 b)     Como se chamam as palavras que expressam os sons produzidos pela boca aberta do personagem?
 c)     No caderno, copie da tira a palavra empregada pelo processo de derivação imprópria.
 2)     Escreva no caderno os processos de formação das palavras a seguir.
a)     boquiaberto
b)     plaft-pluft
c)     portunhol
d)     sanduíche
e)     neura
f)     aids
g)     subalimentado
h)     empalidecer
i)       televisão
j)      vitória-régia
k)     abajur
l)       choro
3)     Leia a tira a seguir.
a)     Aline sente-se frustrada com o seu blog, e esse sentimento piora quando se encontra com o único apreciador de sua arte. O que o quadrinista parece sugerir nessa tira? 
b)     Transcreva no caderno exemplos de neologismos e de derivação regressiva.


GABARITO:
1)
a)      Os bons, que praticam o bem, sofrem grandes desventuras, enquanto os maus vivem em constante alegria.
b)      Decepcionado, ele decidiu agir como os maus, na ilusão de também viver feliz; porém, não teve a mesma sorte, porque pagou por seus erros.
c)      Segundo o eu lírico, não há justiça no mundo, onde os bons são considerados culpados, e os maus, inocentes. Porém, somente com ele o mundo agiu com rigor.
d)      Derivação imprópria, pois houve mudança de classe gramatical (adjetivos passaram a substantivos).
e)      Derivação prefixal: desconcerto; derivação sufixal: passar, espantar, nadar, contentamentos, alcançar, ordenado, castigado, concertado.
f)      passe, espanto, alcance, castigo,  castigo, nado, concerto.

2) engrandecer, emparedar, despedaçar, associar, aterrar, envelhecer, encaixar, esfriar.
3)
a)      A imagem central sugere o sol com os produtos para a proteção da pele. As embalagens mostram o que o texto informa: são hidratantes contra os raios UVB com fatores variados para a proteção da pele contra os raios solares.
b)      A imagem atraente e bem centralizada; o texto apresenta uma série de argumentações que estimulam o interesse do consumidor e, ao mesmo tempo, esclarece sobre a qualidade e os benefícios do produto.
c)       
·          Derivação sufixal: fórmula, tecnológica, durante, combater, hidratante, textura, resistente.
·          Derivação prefixal e sufixal: exposição, antioxidante.
·          Siglonimização: UVA, UVB, CAO.
·          Composição por justaposição: fotoequilíbrio, fotoestável, fotoenvelhecimento.
·          Parassíntese: aproveitar
4)
a)       Reflorestamento, desqualificar
b)       Desonestidade, inconstitucional, reintegração
5)
a)       Pessoal. Sugestão: Mostrar que muitas pessoas não compreendem o texto quando ele não é apresentado explicitamente. O companheiro do rato não entendeu que a fala foi uma indireta para ele passar a comer de boca fechada.
b)       Onomatopeias.
c)       Ambiente é substantivo, mas passou a adjetivo ao caracterizar o substantivo música.
6)
a)       Composição por aglutinação
b)       Onomatopeia
c)       Palavra-valise
d)       Estrangeirismo
e)       Abreviação
f)       Siglonimização
g)       Derivação prefixal e sufixal
h)       Derivação parassintética
i)        Hibridismo
j)        Composição por justaposição
k)       Estrangeirismo
l)        Derivação regressiva
7)
a)        Na verdade, o blog de Aline não era de boa qualidade, já que conseguiu agradar apenas a uma pessoa masoquista.
b)       Neologismos: blog, fotolog; derivação regressiva: fracasso, renda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário