domingo, 13 de novembro de 2011

História em quadrinhos - 6º ano - com gabarito


1)      Cada quadrinho é um pedaço da história que continua no outro quadrinho. O conjunto de quadrinhos é a história em quadrinhos. Esse conjunto apresenta uma unidade de significado, é um todo organizado de sentido.
a)     A história em quadrinhos é um texto? Por quê?
b)     Nos três quadrinhos:
·         Quantos personagens aparecem?
·         Como é indicada a fala dos personagens?
c)     Níquel Náusea é um rato. Observe o desenho e descreva as características do personagem que o identificam como um rato.
d)     O outro personagem vive no mesmo tipo de ambiente que os ratos, é menor, tem o corpo chato e tem antenas. Quem é?
e)      Só a leitura dos balões não basta para entender a história. O que mais é preciso observar?
f)     A linguagem das palavras chama-se linguagem verbal. A linguagem do desenho é uma linguagem visual. Defina história em quadrinhos, mostrando as linguagens de que ela é feita.

2)     No primeiro quadrinho, uma baratinha provoca o rato Níquel.
a)     O que ela diz ao rato?
b)     Qual foi a reação do rato?
c)     Como e onde estão desenhados os dói personagens?
d)     Como sabemos, só de olhar para o desenho, que estão conversando?

3)     No 2º quadrinho, Níquel e a baratinha estão deslizando por uma corrente de água.
a)     Como é essa água?
b)     No 2º quadrinho, já sabemos que as personagens estão no esgoto?

4)     No 3º quadrinho, sabemos que Níquel está saindo do esgoto porque ele fala isso.
a)     O desenho ajuda a ver que ele está saindo do esgoto? Por quê?
b)     A saída de Níquel do esgoto é uma surpresa para quem está lendo a história. Essa surpresa provoca riso, medo ou susto? Por quê?

5)     O esgoto desemboca na praia.
a)     Níquel gosta de descobrir isso?
b)     Como o desenho de Níquel mostra essa reação?
c)     A frase que ele disse tem dois recursos que também mostram isso. Um recurso é a escolha de um adjetivo, outro é a pontuação. Explique.

6)     a) O 1º e o 2º quadrinhos mostram um ambiente fechado. O 3º quadrinho mostra um ambiente aberto. Qual é o ambiente dos dois primeiros quadrinhos? E o do 3º quadrinho?
b) Como o desenho mostra que Níquel saiu de dentro do esgoto, que ele agora está do lado de fora?

7)     Níquel diz que é genial o esgoto sair direto na praia. Quando diz isso, ele fala uma coisa comum, que todo mundo diz, ou uma coisa que só um rato poderia falar? Por quê?


GABARITO:
1)       
a)     Sim, é um texto, porque é um todo organizado de sentido.
b)     - Aparecem dois personagens.
- A fala é indicada num balão, que si do personagem que está falando.
c)     As orelhas para cima, arredondadas, o focinho pontudo, o rabo.
d)     Uma barata.
e)     É preciso observar o desenho.
f)     A história em quadrinhos é um texto, feito de linguagem verbal e linguagem visual.
2)      
a)     Diz que a pele dele está esverdeada, que ele está mofando.
b)     Ele aceitou o que a barata disse, concordou com ela.
c)     Eles estão sentados em cima de um cano.
d)     Um está olhando para o outro, a barata está apontando para o rato.
3)
a)     É suja, escura.
b)     Não.
4)  
a)     Sim, ajuda, porque o desenho mostra a água suja saindo de um cano aberto e a água está cheia de lixo.
b)     Provoca riso, porque é engraçado saber que Níquel estava num esgoto.
5) 
a)     Gosta.
b)     Ele está rindo, com a boca aberta, e está de braços abertos.
c)     Ele usa o adjetivo “genial”. A frase termina com dois pontos de exclamação.
6)
a)     Nos dois primeiros quadrinhos Níquel está dentro do cano do esgoto. No terceiro quadrinho, ele está na praia, saindo esgoto.
b)     No 3º quadrinho não em nada por cima de Níquel como tinha nos outros. Isso mostra que ele está do lado de fora, e antes, estava do lado de dentro.

7) Uma coisa que só um rato poderia falar, porque só um rato pode gostar de esgoto saindo direto na praia, uma pessoa não gostaria  disso.


Dica: para copiar a imagem com um tamanho bom, clique primeiro em cima do desenho, copie e cole no word.

2 comentários: