Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 1 de julho de 2012

Atividades Modernismo - Primeira Fase


1) No início do século XX, a Literatura assumia um novo caráter, buscando o rompimento com as
Características literárias do passado (especialmente do parnasianismo) e a liberdade de criação. Essa nova linha literária é conhecida como:    
a) Modernismo      b) Simbolismo      c) Parnasianismo       d) Realismo      e) Concretismo

2) Leia as afirmações a seguir:
 I.            A semana de Arte Moderna foi realizada em 1922, ano em que o Brasil comemorava o centenário da independência. Assim, os realizadores deixaram uma pergunta no ar: “ o Brasil é mesmo independente?!”.

II.            Vários foram ao evento que antecederam a Semana de 1922, dentre eles, a exposição de Anita Malfati , adepta das vanguardas européias.

III.            Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Menotti Del Picchia foram alguns dos participantes da Semana de 1922.

IV.            O objetivo central da Semana de Arte Moderna era romper definitivamente com o passado e criar uma arte nova e independente.

V.            O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida, apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo.

VI.            O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
Estão corretas as afirmações: 
a) I, III, V e IV         b) II, III e IV          c) I, II, III e IV          d) II, III e V           e) III, IV ,V e VI

 3) (FEI - SP) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana de Arte Moderna:
a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;
b) Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro;
c) Combate a tudo que indicasse o "statu quo" ( estado atual das coisas), o conhecido;
d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana;
e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.

4) (MACKENZIE)  – “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem às regras de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a narrativa”. A afirmação faz referência à obra:
a) O rei da vela.   
b) Calunga.    
c)Macunaíma.   
d) Memórias sentimentais de João Miramar. 
e) Martim Cererê

5) (UNITAU) – Brás, Bexiga e Barra Funda “ tenta fixar tão- somente alguns aspectos da vida trabalhadeira, íntima e cotidiana desses novos mestiços e nacionalistas”.
É dessa forma que Antônio de Alcântara Machado explica sua obra. Indique a alternativa que corresponde à referência feita pelo autor:
a) aos japoneses;        b) aos italianos;      c) aos alemães;        d) aos portugueses;       e) aos índios

6)  O poema Os Sapos, de Manuel Bandeira, contém uma crítica à escola:
a) simbolista                b) parnasiana            c) realista                d) modernista

7) A respeito de Oswald de Andrade, é incorreto afirmar que:
a) Apesar de sua intensa participação na Semana de Arte Moderna , assumiu uma postura simpática em relação à poesia parnasiana.
b) Em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicionais do romance brasileiro.
c) O Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente crítica ao sistema burguês.
d) desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, comum a linguagem do cotidiano, repleta de neologismos.
e) filho único, rico, pôde viajar à Europa, onde entrou em contato com as idéias vanguardistas, que divulgaria no Brasil.
e) O processo de criação do livro não mantém nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita.

8) (UNIJUÍ) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, estão presentes em Macunaíma , de Mário de Andrade. Sobre o livro é incorreto afirmar que:
a) Macunaíma é um “anti herói”, com características como o individualismo e a malandragem. 
b) O livro aproveita as tradições míticas dos índios; seus irmãos são Maanape e Jiguê.
c) Aproveita também ditados populares, obscenidades, frases feitas, com fatores traços de oralidades;
d) O livro foi chama do de rapsódia e é uma obra central do movimento modernista.
e)O livro não satiriza certos padrões de escrita acadêmica e não trabalha elementos de um “caráter” brasileiro.

9) (PUCCAMP SP) São características da primeira fase do Modernismo:
a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neo barroca e visão de mundo em perspectiva elitista. 
b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento  com  o  nacionalismo tradicional.
c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.
d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.
e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto  mito  romântico  e cultivo  de  fórmulas  estéticas  consagradas.

10)  (UNIFOR-CE) Na década de 20, além de _______, obra-prima que marcou a prosa do Modernismo, _______ frequentou o gênero _______, em Paulicéia desvairada. Preenchem corretamente aslacunas da frase acima, respectivamente:
a)Macunaíma - Mário de Andrade - da poesia.                       
b) Os sertões - Euclides da Cunha - da novela.
c) Os condenados - Oswald de Andrade - da novela.              
d) O rei da vela - Mário de Andrade - do conto.
e) Marco zero - Oswald de Andrade - da poesia.

 11) "A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos". 
Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas:
a) Invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses.
b) A imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira.
c) A incorporação da fala brasileira à língua literária nacional.
d) A volta à língua do Brasil dos primeiros tempos da colonização.
e) O repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à extrema correção.

12) Sobre a Semana de Arte Moderna podemos dizer que:
a) O movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
b) O romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
c) A escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
d) A preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

GABARITO:
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