1) No início do século XX, a Literatura assumia um novo
caráter, buscando o rompimento com as
Características literárias do passado
(especialmente do parnasianismo) e a liberdade de criação. Essa nova linha
literária é conhecida como:
a) Modernismo b) Simbolismo
c) Parnasianismo d) Realismo
e) Concretismo
2) Leia as
afirmações a seguir:
I.
A semana
de Arte Moderna foi realizada em 1922, ano em que o Brasil comemorava o
centenário da independência. Assim, os realizadores deixaram uma pergunta no
ar: “ o Brasil é mesmo independente?!”.
II.
Vários
foram ao evento que antecederam a Semana de 1922, dentre eles, a exposição de
Anita Malfati , adepta das vanguardas européias.
III.
Mário de
Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Menotti
Del Picchia foram alguns dos participantes da Semana de 1922.
IV.
O objetivo
central da Semana de Arte Moderna era romper definitivamente com o passado e
criar uma arte nova e independente.
V.
O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua
conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida,
apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
VI.
O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em
comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo,
como o estilo simples da linguagem.
Estão corretas as
afirmações:
a) I, III, V e IV
b) II, III e IV c) I, II, III e IV d) II, III e V e) III, IV ,V e VI
3) (FEI - SP) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios
básicos divulgados pelos participantes da Semana de Arte Moderna:
a) Desejo de
expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos
tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;
b) Rejeição dos
padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar
brasileiro;
c) Combate a tudo
que indicasse o "statu quo" ( estado atual das coisas), o conhecido;
d)
Manutenção da temática simbolista e parnasiana;
e) Valorização do
prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera
sobrecarregada pelos acadêmicos.
4) (MACKENZIE) – “Chamado de rapsódia por Mário de
Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam
superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem às regras
de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a
narrativa”. A afirmação faz referência à obra:
a) O rei da vela.
b) Calunga.
c)Macunaíma.
d) Memórias sentimentais de João Miramar.
e) Martim Cererê
5) (UNITAU) –
Brás, Bexiga e Barra Funda “ tenta fixar
tão- somente alguns aspectos da vida trabalhadeira, íntima e cotidiana
desses novos mestiços e nacionalistas”.
É dessa forma que
Antônio de Alcântara Machado explica sua obra. Indique a alternativa que
corresponde à referência feita pelo autor:
a) aos
japoneses; b) aos italianos; c) aos alemães; d) aos portugueses;
e) aos índios
6) O poema Os Sapos, de Manuel Bandeira, contém
uma crítica à escola:
a) simbolista b) parnasiana c) realista d) modernista
7)
A respeito de Oswald de Andrade, é incorreto
afirmar que:
a) Apesar de sua intensa participação na Semana
de Arte Moderna , assumiu uma postura simpática em relação à
poesia parnasiana.
b)
Em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicionais do
romance brasileiro.
c)
O Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente
crítica ao sistema burguês.
d)
desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, comum a linguagem do
cotidiano, repleta de neologismos.
e)
filho único, rico, pôde viajar à Europa, onde entrou em contato com
as idéias vanguardistas, que divulgaria no Brasil.
e) O processo de criação do livro não mantém
nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita.
8)
(UNIJUÍ) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, estão presentes em Macunaíma
, de Mário de Andrade. Sobre o livro é incorreto afirmar que:
a) Macunaíma é um “anti
herói”, com características como o individualismo e a
malandragem.
b) O livro aproveita as tradições míticas dos índios; seus irmãos
são Maanape e Jiguê.
c) Aproveita também ditados populares, obscenidades, frases
feitas, com fatores traços de oralidades;
d) O
livro foi chama do de rapsódia e é uma obra central do movimento modernista.
e)O livro não satiriza certos padrões de escrita acadêmica e não trabalha
elementos de um “caráter” brasileiro.
9) (PUCCAMP SP) São características da primeira fase do
Modernismo:
a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia
neo barroca e visão de mundo em perspectiva elitista.
b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas
formas de expressão e rompimento com o nacionalismo
tradicional.
c)
cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.
d)
predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e
visão de mundo em perspectiva universalista.
e)
pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto mito
romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.
10)
(UNIFOR-CE) Na década de 20, além de
_______, obra-prima que marcou a prosa do Modernismo, _______ frequentou o
gênero _______, em Paulicéia desvairada. Preenchem corretamente aslacunas
da frase acima, respectivamente:
a)Macunaíma
- Mário de Andrade - da poesia.
b)
Os sertões - Euclides da Cunha - da novela.
c) Os
condenados - Oswald de Andrade - da novela.
d) O rei da vela - Mário de
Andrade - do conto.
e)
Marco zero - Oswald de Andrade - da poesia.
11) "A língua sem arcaísmo.
Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os
erros. Como falamos. Como somos".
Neste
trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um
dos programas propostos pelos modernistas:
a)
Invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita
pelos portugueses.
b)
A imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira.
c) A incorporação da fala brasileira à língua literária nacional.
d)
A volta à língua do Brasil dos primeiros tempos da colonização.
e)
O repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à
extrema correção.
12)
Sobre a Semana de Arte Moderna podemos dizer que:
a) O movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas
nacionais e reinterpretando nossa realidade.
b)
O romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos
românticos da vida sertaneja.
c)
A escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos
clássicos.
d)
A preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
GABARITO:
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