Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Literatura - 6º ano: Conhecendo Ruth Rocha


Sequência Didática de Literatura - 6º ano: Conhecendo Ruth Rocha

Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a competência leitora;
·         Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
·         Conhecer a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
·         Conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa;
·         Conhecer/exercitar elementos básicos do texto poético;
·         Discutir relações de diferença / discriminação.

Conteúdos
·         Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
·         Elementos do texto poético: rima, verso e estrofe;
·         Conceito de biografia ;
·         Conceitos de real e imaginário;
·         Conceitos de Diferença, Tolerância, Preconceito e Discriminação.

Tempo estimado
·         Cinco a sete aulas

Ano
·         6º ano

Material necessário
·         Cópias da biografia de Ruth rocha para cada aluno;
·         Cópias do texto  A primavera da lagarta;
·         Cópias do texto Bom dia todas as cores;
·         Cópias de poemas extraídos do livro Toda criança do mundo mora em meu coração;
·         Texto O que os olhos não vêem;
·         CD Mil pássaros, com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.

Desenvolvimento
1ª aula
·         Sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre Ruth Rocha e leitura da biografia da autora;
·         Atividades sobre o texto biográfico;
·         Construção do conceito de biografia.

2ª aula
·         Distribuir cópias do texto A primavera da lagarta e pedir que os alunos façam a leitura;
·         Colocar o CD Mil pássaros para que os alunos ouçam a narração da história feita por Ruth Rocha;
·         Relacionar a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.
·         Distribuir atividades de interpretação do texto.

3ª aula
·         Texto Bom dia todas as cores;
·         Ouvir com os alunos a narração do texto feita por Ruth Rocha no CD Mil pássaros;
·         Discutir com os alunos a questão das diferenças, o respeito pelo outro, a questão sobre as diversidades das etnias que temos no Brasil;
·         Identificar elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens, narrador, enredo);
·         Interpretação do texto;

4ª aula
·         Leitura e interpretação do texto O que os olhos não vêem;
·         Identificação dos recursos poéticos utilizados no texto (verso, estrofe, rima);

Avaliação
·         A avaliação acontecerá a cada aula observando o desempenho dos alunos durante as atividades propostas.
·         Realização de atividade avaliativa envolvendo os conteúdos estudados.
·         Apresentação de trabalhos (recital, cartazes) para turmas do 6º e do7ª ano .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.