Sequência Didática de Literatura
- 6º ano: Conhecendo Ruth Rocha
Objetivos
·
Estimular o gosto
pela leitura;
·
Desenvolver a
competência leitora;
·
Desenvolver a
sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
·
Conhecer
a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
·
Conhecer /
exercitar alguns elementos básicos da narrativa;
·
Conhecer/exercitar
elementos básicos do texto poético;
·
Discutir relações
de diferença / discriminação.
Conteúdos
·
Elementos da
narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
·
Elementos do texto
poético: rima, verso e estrofe;
·
Conceito de biografia
;
·
Conceitos de real e
imaginário;
·
Conceitos de
Diferença, Tolerância, Preconceito e Discriminação.
Tempo estimado
·
Cinco a sete aulas
Ano
·
6º ano
Material necessário
·
Cópias da
biografia de Ruth rocha para cada aluno;
·
Cópias do
texto A primavera da lagarta;
·
Cópias do texto Bom
dia todas as cores;
·
Cópias de poemas
extraídos do livro Toda criança do mundo mora em meu coração;
·
Texto O que os olhos não vêem;
·
CD Mil
pássaros, com
narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.
Desenvolvimento
1ª aula
·
Sondagem sobre o
conhecimento prévio dos alunos sobre Ruth Rocha e leitura da biografia da
autora;
·
Atividades sobre
o texto biográfico;
·
Construção do
conceito de biografia.
2ª aula
·
Distribuir cópias
do texto A primavera da lagarta e pedir que os alunos façam a leitura;
·
Colocar o CD Mil pássaros para que os
alunos ouçam a narração da história feita por Ruth Rocha;
·
Relacionar a história a situações
reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e
calúnias.
·
Distribuir atividades
de interpretação do texto.
3ª aula
·
Texto Bom
dia todas as cores;
·
Ouvir com os
alunos a narração do texto feita por Ruth Rocha no CD Mil pássaros;
·
Discutir com os alunos
a questão das
diferenças, o respeito pelo outro, a questão sobre as diversidades das etnias
que temos no Brasil;
·
Identificar
elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens, narrador, enredo);
·
Interpretação do texto;
4ª aula
·
Leitura e
interpretação do texto O que os olhos não vêem;
·
Identificação dos recursos poéticos utilizados no texto (verso, estrofe,
rima);
Avaliação
·
A avaliação
acontecerá a cada aula observando o desempenho dos alunos durante as atividades
propostas.
·
Realização de
atividade avaliativa envolvendo os conteúdos estudados.
·
Apresentação de
trabalhos (recital, cartazes) para turmas do 6º e do7ª ano .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.