1)
Leia
as seguintes frases de caminhão e indique as circunstâncias que as orações
subordinadas adverbiais expressam.
a) Se ferradura desse sorte, burro
não puxava carroça. Condição
b) Passarinho
não come pedra porque sabe o bico que
tem. Causa
c) Preguiça
é o hábito de descansar antes de estar
cansado. Tempo
d) Seja
paciente na estrada para não ser
paciente no hospital. Finalidade
e) Sou
grande porque respeito os pequenos.
Causa
f) Se me vires abraçado com mulher feia,
separa que é briga. Condição
2)
Classifique
as orações subordinadas adverbiais reduzidas destacadas:
a) Ao viajar, não tome bebidas
acoólicas.
Or.
Subord. Adv. Temporal (ou condicional) reduzida de infinitivo.
b) Não
pude participar do campeonato por
estar muito gripado.
Or. Subord. Adv. causal reduzida de infinitivo.
c) Ofendi
meu amigo sem querer.
Or. Subord. Adv. concessiva
reduzida de infinitivo.
d) “Você,
varrendo o quarto, não terá
encontrado algumas?” (Graciliano
Ramos)
Or. Subord. Adv. temporal reduzida
de gerúndio.
e) Surpreendido em falta grave, o
menino chorava copiosamente.
Or. Subord. Adv. temporal (ou causal) reduzida de particípio.
f) Mesmo relido o texto, André não
entendeu a metade.
Or. Subord. Adv. concessiva reduzida de particípio.
g) Prevendo uma atitude agressiva,
não disse absolutamente nada.
Or. Subord. Adv. causal reduzida de gerúndio.
3)
Observe
a relação entre as orações destes períodos:
I.
Os jovens curtem a dupla jeans e camiseta porque é
uma roupa prática e bonita.
II.
A dupla jeans
e camiseta é tão prática e bonita que
todos os jovens a curtem.
a) No
primeiro período, a oração destacada é adverbial causal. Assim, em que oração
está a conseqüência do fato de a roupa ser prática e bonita? Na oração
principal, os jovens curtem a dupla jeans
e camiseta.
b) No
segundo período, a oração destacada é adverbial consecutiva. Assim, em que
oração está a causa de os jovens curtirem esse tipo de roupa? Na oração
principal, a dupla jeans e camiseta é tão
prática e bonita.
4)
Reescreva
as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação indicada entre
parênteses. Veja o exemplo:
Esforçou-se muito, mas não conseguiu bons resultados. (concessão)
Não conseguiu bons resultados, embora tenha se esforçado muito.
a) Chegando
o momento, todos sairão rapidamente. (tempo)
Todos sairão rapidamente, assim que tiver
chegado o momento.
b) Estando
doente, Manuel não veio à reunião dos condôminos. (causa)
Manuel não veio à reunião dos condôminos
porque estava doente.
c) Já
sabiam que estávamos bem-preparados, contudo não esperavam a vitória.
(concessão)
Embora já soubessem que estávamos
bem-preparados, não esperavam a vitória.
d) Como
ficamos muito preocupados, saímos rapidamente do local. (consequência)
Ficamos tão preocupados que saímos rapidamente
do local.
e) Corra
ou chegará atrasado. (condição)
Chegará atrasado se não correr.
f) Ao
chegar o conferencista, todos se calaram. (tempo)
Quando o conferencista chegou, todos se
calaram.
g) Pensando
certo, respondeu errado. (concessão)
Respondeu errado, ainda que tivesse
pensado certo.
h) Abertas
as portas, os visitantes entraram no museu. (tempo)
Os visitantes entraram no museu, assim que
se abriram as portas.
5)
A
conjunção que tem diferentes
valores semânticos (consequência, comparação, finalidade, concessão). Indique o
valor semântico expresso por essa conjunção nas orações subordinadas adverbiais
destacadas nos períodos a seguir.
a) Guardou-os
tão bem, que agora não sabe onde
estão. Consequência
b) “Fiz-lhe
sinal que se calasse”. (Machado de Assis) Finalidade
c) Bebia
que era uma lástima! Consequência
d) Uma hora que fosse, para ele
seria pouco. Concessão
e) Ele
conhece mais geografia que você.
Comparação
f) Exaustos que estávamos, fizemos
uma pausa de meia hora. Causa
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