Aluno(a):_______________________________Nº:______Turma:_______
1. Leia a tirinha do
cartunista Jean Galvão:
a) Os amigos se distanciarem
e só se encontrarem muito tempo depois é comum. Contudo, essa tirinha nos
surpreende, com a intenção de provocar humor. Em que quadrinho ficamos sabendo
o real motivo do afastamento dos dois amigos? Explique.
b) Há uma conjunção que
colabora para a mudança de expectativa do leitor. Que conjunção é essa e que
ideia ela expressa? Explique.
c) A conjunção e pode
expressar outras ideias além da adição, como adversidade e conclusão. Que ideia
essa conjunção expressa no terceiro quadrinho?
d)Reescreva o período do
terceiro quadrinho, substituindo a conjunção e por outra, conforme a resposta dada na questão C.
classifique as orações.
2. Nos itens abaixo, reúna
cada par de orações em um único período, usando uma conjunção que explicite
adequadamente a relação lógico-semântica entre elas, depois indique se essa
relação é de adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação.
a) Sabemos muito sobre o
universo. Às vezes, não sabemos o nome do nosso vizinho.
b)Com a falta de chuvas a vegetação rasteira secou. O perigo de incêndio
era constante.
c) Lute com toda disposição
do mundo. Desista de seus sonhos.
d) Lute com toda disposição
do mundo. A realização de seus sonhos depende só de você.
3. (Enem – MEC) Leia o texto.
A gentileza é algo difícil
de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser
encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e
desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade.
É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das
maneiras mais prosaicas.
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível: em http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível: em http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que
a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída
A) apresenta fatos que
estabelecem entre si relações de causa e de consequência.
B) descreve condições para
a ocorrência de atitudes educadas.
C) indica a finalidade
pela qual a gentileza pode ser praticada.
D) enumera fatos
sucessivos em uma relação temporal.
E) mostra oposição e
acrescenta ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.