Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Interpretação de texto - 6º ano - continuação



E a história continua! Veja o que aconteceu...
Pedrinho gostou logo do seu trabalho.
Para Pedrinho, era o mais bonito de todos.
Ficar lá em cima do mastro mais alto, numa cestinha, e ir avisando tudo o que via.
Aprendeu logo as palavras diferentes que os marujos usavam e, logo que havia alguma coisa, gritava, muito importante:
- Nau capitânia a bombordo...
- Baleias a estibordo...

Depois de alguns dias, Pedrinho viu ao longe as ilhas Canárias, mais tarde, as ilhas de Cabo Verde.
E depois não se viu mais nenhuma terra.
Somente céu e mar, mar e céu.
E peixes, que pulavam fora da água, como se voassem.
E baleias, que passavam ao longe, espirrando colunas de água.
Pedrinho viu noites de lua, quando o mar parecia um espelho.
E noites de tempestade, quando as ondas, enormes, pareciam querer engolir o navio.
E dias de vento, e dias de calmaria.

Até que um dia...
Até que um dia, boiando sobre as águas, Pedrinho avistou alguma coisa.
O que seria?
Folhas, galhos, parecia.
De repente, uma gaivota, voando seu vôo branco contra o céu.
Pedrinho sabia o que isso queria dizer:

- Sinais de terra!!!
Todos vieram olhar e houve grande alegria.
- Sinais de terra!!!
E todos trabalharam com mais vontade.
Até que, no outro dia, Pedrinho avistou, ao longe, o que parecia um monte.
E gritou o aviso tão esperado:

- Terra à vista!
E como era o dia da Páscoa, o monte recebeu o nome de Monte Pascoal.

E no outro dia chegaram mais perto e viram.
A praia branca, a mata fechada...

- Deve ser uma ilha – diziam todos.
Pedrinho, lá do alto, enxergava melhor:
- A praia está cheia de gente...

Os navios procuraram um lugar abrigado e lançaram suas âncoras.
E esse lugar se chamou Porto Seguro.
E Pedrinho viu o que havia do outro lado do mar.
Era uma terra de sol, terra de matas, terra de mar...

Do outro lado do mar viviam pessoas.
Homens, mulheres, meninos, meninas.
Todos muito morenos, enfeitados de penas, pintados de cores alegres: índios.

Viviam pássaros de todas as cores.
Cobras de todos os tamanhos.
Feras de todas as bravezas.
Do outro lado do mar viviam meninos índios que pensavam:
- O que é que existe do outro lado do mar?

Adaptação: ROCHA, Ruth. Faz muito tempo. São Paulo: Editora Ática, 2000.


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1- Todos os marinheiros tinham um trabalho a realizar. Qual era a função de Pedrinho?
2- Os marinheiros têm uma linguagem diferente, que usam quando estão navegando. Transcreva o trecho em que essas palavras aparecem.

O que é que existe do outro lado do mar?”[...]
3- Essa fala é utilizada por personagens da história, em dois momentos e em dois lugares diferentes. Quem são esses personagens?
4- Onde se encontravam Pedrinho e os meninos índios ao se perguntarem o que havia do outro lado do mar?
5 - Explique com suas palavras, por que isso ocorre.
6 - Em 1500, as viagens pelo mar demoravam muito, pois as caravelas (barcos) dependiam do vento para se movem no mar. Depois de algum tempo de viagem, Pedrinho teve um sinal de que estava se aproximando de terras. Que sinal foi esse?
8- Que nome os navegantes deram às terras? Por quê?
9- Retire do texto um trecho que revela as características da terra avistada.
7- Escreva a frase que Pedrinho utilizou para dizer que avistava terra.

“─ Ó menino, tu queres ser marinheiro? Pedrinho arregalou os olhos.”

10- Explique, com suas palavras, o significado da expressão “arregalou os olhos”.
11- A pergunta que Pedrinho fez ao pai, no início da história, foi respondida.
a) Quando isso ocorreu?
b) Transcreva o trecho que revela o que Pedrinho encontrou do outro lado do mar.
12- A curiosidade sobre o que havia do outro lado do mar não estava somente na cabeça de Pedrinho. Do outro lado do mar, para onde Pedrinho viajava, também havia curiosidade em seus habitantes. Escreva o trecho em que é possível identificar esse fato.

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