Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carta de reclamação e carta de solicitação

Leia, abaixo dois tipos de carta formal. Compare suas semelhanças e diferenças. ___________________________________________________________________________________________
Colégio Monteiro Lobato
Avenida Visconde de Sabugosa, 1.520 – Sobral, Ceará


Sobral, 5 de abril de 2009.

              Assunto: Aquisição de livro


            Srs. pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental,

            Solicitamos a aquisição do livro que será usado no início do trabalho da área de Língua Portuguesa. O trabalho terá início na sexta-feira 24/4 e é importante que todos os alunos tenham a obra nessa aula.

                      “Histórias à brasileira”

                   Autor: Ana Maria Machado (adaptação)

                   Editora: Companhia das Letrinhas


Atenciosamente,

ROSANA SELIGMANN

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Circular nº 014/2008
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            Fortaleza, 7 de março de 2010.


            Caro senhor gerente do supermercado PreçoBom, loja da Rua da Praça, 18:


            Há muitos anos nossa família é freguesa deste supermercado. Hoje, porém, estamos muito decepcionados com o atendimento de sua loja.

            Semana passada, no dia 2 de março, compramos um pote de 500g da maionese Q-koisa que, apesar de estar dentro da data de validade, está visivelmente estragada e cheirando mal.

            Ao mostrarmos a nota da compra e pedirmos a substituição do referido item ao funcionário identificado como Armando Guerra, ele disse que a loja não tem nenhuma responsabilidade sobre a mercadoria que já saiu do estabelecimento.

            Assim, gostaríamos de pedir diretamente ao senhor a substituição do produto ou a devolução do dinheiro pago pelo vidro de maionese, sob o risco de eu ou minha família nunca mais comprarmos em seu supermercado.

            Cordialmente,

Eliane Aparecida dos Santos

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1)    Uma dessas cartas é de reclamação, a outra, de solicitação. Qual é qual?
2)   Qual o objetivo da primeira carta? E da segunda?
3)   Para quem é dirigida a primeira carta? E a segunda?
4)   Quem é Rosana Seligmann?
5)   A primeira carta é assinada por apenas uma pessoa. No entanto, ela fala no plural “solicitamos”. Por quê?
6)   Além de reclamar, a segunda carta faz uma solicitação, qual?
7)   A segunda carta está reclamando em linguagem educada e formal. Você acha que a reclamação faria mais efeito se a carta fosse desaforada e cheia de palavrões?


Gabarito:

1)     A primeira carta é de solicitação e a segunda, de reclamação.
2)    A primeira carta pede que os pais dos alunos comprem o livro Histórias à brasileira para uso em aula. A segunda quer que o supermercado troque um produto ou devolva o dinheiro gasto na compra.
3)    A primeira carta é dirigida aos pais dos alunos dos 6ºs anos. A segunda, ao gerente do supermercado PreçoBom.
4)    Coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato.
5)    O plural, em uma carta formal, significa que a pessoa está falando em nome da instituição.
6)    Ela pede que o supermercado substitua o produto ou devolva o dinheiro gasto.
7)    Espera-se que o aluno responda que a linguagem formal em certas ocasiões pode ser mais efetiva.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. Português: a arte da palavra, 6º ano/ Gabriela Rodella de Oliveira, Flávio Nigro Rodrigues, João Rocha Campos; [ilustração Adolar, Jean Galvão, Roberto Weigand, Samuel Casal]. – 1. Ed. – São Paulo: Editora AJS Ltda, 2009.

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