domingo, 23 de setembro de 2012

Atividades letra de música - Com gabarito


Só Você  -  Fábio Jr.
Compositor: Vinicius Cantuária

Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]


1. Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?
Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
Ao público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos.
“Demorei muito pra te encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu só fi quei / Chorei, chorei”.
d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
 “Eu quero só você”.
e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?
Repetição. A oração “Eu quero só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?
A repetição procura salientar tanto o tema da canção quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorização da canção.

2. Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?
O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
Tem o sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.
“Meu pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo mundo vê”.

3. Compreendendo a composição da letra da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do texto que vocês acabaram de ler.
a)      Autor do texto e da melodia
Vinicius Cantuária
b)      Papel social do produtor ao escrever o texto
Manifestar por meio da canção – uma expressão artística – sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c)       Interlocutor (para quem o texto foi escrito)
Público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d)      Intérprete da canção
Fábio Júnior.
e)      Estilo musical
Música romântica

4. Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
a)      Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
Um homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b)      O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.
Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de que a música foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os alunos as diferenças existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c)       Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno.

Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.

3 comentários:

  1. Muito boa a ideia de se trabalhar com música.Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Excelente !!!! Meus alunos adoram trabalhar com músicas .... Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente !!!! Meus alunos adoram trabalhar com músicas .... Obrigada !!!

    ResponderExcluir