domingo, 23 de setembro de 2012

Atividades letra de música - Com gabarito


Só Você  -  Fábio Jr.
Compositor: Vinicius Cantuária

Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]


1. Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?
Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
Ao público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos.
“Demorei muito pra te encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu só fi quei / Chorei, chorei”.
d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
 “Eu quero só você”.
e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?
Repetição. A oração “Eu quero só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?
A repetição procura salientar tanto o tema da canção quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorização da canção.

2. Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?
O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
Tem o sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.
“Meu pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo mundo vê”.

3. Compreendendo a composição da letra da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do texto que vocês acabaram de ler.
a)      Autor do texto e da melodia
Vinicius Cantuária
b)      Papel social do produtor ao escrever o texto
Manifestar por meio da canção – uma expressão artística – sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c)       Interlocutor (para quem o texto foi escrito)
Público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d)      Intérprete da canção
Fábio Júnior.
e)      Estilo musical
Música romântica

4. Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
a)      Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
Um homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b)      O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.
Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de que a música foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os alunos as diferenças existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c)       Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno.

Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.

Um comentário: