terça-feira, 6 de março de 2012

Exercícios adjetivos - EM


Leia o anúncio.
(Atrevida, ano IV, nº 41.)

1)      Tanto no enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a)      Identifique os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b)      Considerando a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado, justifique o predomínio dessa classe gramatical.

2)      O enunciado da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar em conta a imagem, responda.
a)      Qual parece ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b)      Cruzando o texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?

3)      Os adjetivos bonito e gostoso e a locução adjetiva com recheio participam da construção da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?

4)      O adjetivo incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode crer”.  No entanto o uso constante dessa palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível calda de morango

5)      No canto esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a)      Como é próprio da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo contexto. Qual é esse substantivo?
b)      Em que grau está o adjetivo tenra?
c)       Por que esse grau é comum em textos publicitários?

GABARITO:

1)      a) adjetivos: bonito, gostoso, novo, incrível, crocante, delicioso; locuções adjetivas: com recheio, de baunilha, de morango.
b) Sendo o anúncio um texto publicitário, cuja finalidade é promover um produto (no caso, um sorvete), é natural que se empreguem adjetivos capazes de ressaltar as qualidades positivas do produto.

2)      a) Encontrar o homem ideal, que reúna as características “bonito, gotoso e com recheio”.
b)O de que o sonho feminino é saborear um sorvete que reúna essas qualidades.

3)      Uma pessoa “com conteúdo”, isto é, que não seja apenas bonita, mas que tenha também qualidades interiores: caráter, inteligência, sensibilidade, etc.

4)      Entre outras: maravilhosa, saborosa, insuperável.

5)      a)É a palavra Milka, nome do produto, que aparece na vaquinha que está acima da frase.
b)No grau superlativo relativo.
c)porque frequentemente os anunciantes destacam seu produto como o melhor entre todos (daí as construções “o/a mais...”).

Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário