Prova
de Português – Aluno(a):_____________________Nº:_________Turma:______
Nunca vi fazer tanta
exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre
rapaz
Você só pensa em luxo e
riqueza
Tudo o que você vê, você
quer
Ai, meu Deus, que saudade da
Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu
lado
E achava bonito não ter o
que comer
Quando me via contrariado
Dizia: "Meu filho, o
que se há de fazer!"
Amélia não tinha a menor
vaidade
Amélia é que era mulher de
verdade
Ai, que saudade
da Amélia,Mário Lago, 1941.
“E sei que meu mandato deve
incluir a tradução mais generosa desta ousadia do voto popular que, após levar
à presidência um homem do povo, decide convocar uma mulher para dirigir os
destinos do país.
Venho para abrir portas para
que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para
que – no dia de hoje— todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser
mulher.
Não venho para enaltecer a
minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu
compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar
para todos!”
Discurso de posse da
presidente da República Dilma Roussef 01/01/2011
Sessenta anos separam a
letra escrita por Mário Lago e o discurso escrito por Dilma Roussef, ambos
tratam da condição da mulher, a qual foi evocada de formas distintas.
Lendo a letra da música Ai, que saudade da Amélia e o fragmento
do discurso de posse da atual presidente do Brasil, é correto afirmar que:
a)
Diferentemente da música, o discurso de Dilma é carregado de um sentimento
conservador, característico de uma educação patriarcal tradicionalista.
b)
Os versos da música confirmam o grau de emancipação que a mulher obteve desde a
década de 1940 e hoje, isso se coroa com a eleição de Dilma, igualando-se a
Michele Bachelet no Chile e Angela Merkel na Alemanha.
c)
Tanto Mário Lago quanto Dilma ignoraram a condição opressiva que a mulher tem
vivido, construindo uma postura utópica sobre a realidade feminina, fato
triste, em virtude dos elevados índices de violência que hoje temos.
d)
Lago apresenta o discurso engajado ao movimento feminista, duro e contundente
ao patriarcalismo, enquanto Dilma buscou uma fala mais diplomática, já que sua
coligação política foi composta por segmentos conservadores da sociedade.
e)
A visão de Mário Lago condiz com o discurso patriarcal, sendo que ainda hoje o
termo “Amélia” virou sinônimo de mulher presa aos afazeres domésticos, enquanto
a fala de Dilma apresenta sua eleição como uma simbólica transformação social:
uma mulher eleita presidente do Brasil.
TREM DAS ONZE
Não posso ficar nem mais um
minuto com você.
Sinto muito, amor, mas não
pode ser.
Moro em Jaçanã... Se eu
perder esse trem,
Que sai agora às onze horas,
Só amanhã de manhã.
E além disso, mulher, tem
outra coisa:
Minha mãe não dorme enquanto
eu não chegar.
Sou filho único, tenho minha
casa para olhar.
Eu não posso ficar...
(Adoniran Barbosa: CD
“Demônios da Garoa – série BIS”. EMI, 2007, disco 2, faixa 02)
2)
O texto de Adoniran Barbosa mostra os argumentos do eu-lírico para justificar a
necessidade de se despedir da amada. O primeiro período do texto é taxativo e
indica explicitamente que o eu-lírico precisa
A)
deixar a companheira sorrateiramente.
B)
sair do recinto aflitivamente.
C)
partir abruptamente.
D)
pegar o trem rapidamente.
E)
ir-se embora imediatamente.
3)
Na primeira estrofe, está empregado o vocativo “amor”; na segunda, o vocativo é
“mulher”. Essa mudança tem o seguinte efeito discursivo:
A)
equiparar os dois substantivos na forma de tratamento da pessoa amada.
B)
desnivelar a forma de tratamento da pessoa amada, por inferioridade.
C)
evitar a repetição inexpressiva de um dos dois vocativos, por ênfase.
D)
associar o campo semântico de erotismo do segundo vocativo ao primeiro.
E)
revelar o perfil feminino da interlocutora, a fim de evitar mal entendidos.
4)
Se eu perder esse trem, / Que sai agora
às onze horas, / Só amanhã de manhã. Observa-se nesse trecho da canção que
a oração principal desse período
A)
evitou a repetição da locução verbal com o verbo perder, optando por praticar
uma zeugma.
B)
omitiu sua forma verbal, deixando-a subentendida por conta das relações lógicas
implícitas do texto.
C)
está colocada ao final da frase para mostrar a hesitação do eu-lírico diante
dos apelos da amada.
D)
é a que inicia a frase, pois contém o argumento a ser reforçado adiante pela
oração adjetiva.
E)
acumula as funções de oração coordenada assindética, pois não contém conectivo
coordenativo.
5)
Ao dizer, quase ao final da canção, que tem “uma casa para olhar”, o eu-poético
emprega o verbo olhar com o mesmo valor semântico que se encontra em
A)
A cartomante olhava as cartas uma a uma.
B)
Os atletas olhavam entusiasmados para o gramado.
C)
Alguns olhavam minhas ordens com desconfiança.
D)
A menina é tão nova e já olha o irmãozinho.
E)
Olhe bem suas palavras para não se arrepender.
Este ano não vai ser igual
àquele que passou.
Eu não brinquei. Você também
não brincou.
Aquela fantasia que eu
comprei ficou guardada,
E a sua também ficou
pendurada.
Mas este ano... tá
combinado... nós vamos brincar separados.
6)
A música de H. Silva e Paulo Sette constrói um enredo que propõe uma mudança no
comportamento do casal de foliões
A)
no carnaval que se aproxima, tendo em vista que pular carnaval juntos não deu
certo.
B)
no carnaval no próximo ano, pois só agora começaram a gostar de pular carnaval.
C)
no carnaval seguinte, já que no carnaval anterior ambos ficaram em casa.
D)
no carnaval que está chegando, pois suas fantasias são do mesmo bloco
carnavalesco.
E)
no carnaval deste ano, pois as brincadeiras do ano anterior não deram bom
resultado.
Bandeira branca, amor
Não posso mais!
Pela saudade que me invade,
Eu peço paz.
Saudade, mal de amor, de
amor...
Saudade, dor que dói
demais...
Vem, meu amor, bandeira
branca,
Eu peço paz.
7)
Max Nunes e Laércio Alves compuseram essa marcha-rancho e deram a ela o título
de “Bandeira Branca”, uma expressão de sentido figurado que indica
A)
o hasteamento de um pano branco que se acena para propor condições ao inimigo.
B)
sinal de luto, devendo ser colocada até a metade do mastro.
C)
a majoração do preço que vigora nos carros de aluguel.
D)
a recusa ou o cancelamento, de forma grosseira, de um pedido.
E)
a intenção de restaurar a harmonia entre as pessoas.
MARIA, MARIA
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta.
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta.
Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor,
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta.
Mas é preciso ter força,
É preciso ter raça,
É preciso ter gana sempre,
Quem traz no corpo a marca,
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria.
Mas é preciso ter manha,
É preciso ter graça,
É preciso ter sonho sempre.
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida.
As
palavras podem mudar de significado dependendo do contexto que aparecem. Leia
as frases as questões abaixo, e assinale o melhor significado para as
palavras em destaque.
8)
“Quem traz no corpo esta marca.”
a)
sinal aparente no corpo. b)
Grife de roupa.
c)
sina, destino.
9)
“Mas é preciso ter manha.”: a) comportamento infantil. b) habilidade, astúcia. c) jeito de ser dengoso
10) “E preciso ter gana sempre.”: a) grande força de vontade. b) sede de vingança, ódio. c) fome.
11)
“É preciso ter graça.”: a) favor
dispensado ou recebido. b)
beleza, elegância. c) nome de
mulher.
12)
eia atentamente o texto e enumere corretamente de acordo com o que
e pede: Coloque nos parêntese ( 1 ) para as características de Maria
apresentadas na primeira estrofe ( 2 ) para as características de
Maria apresentadas na segunda e ( 3 ). para as características de
Maria apresentadas na terceira.
a.
( ) Maria é
definida mais detalhadamente como mulher.
b.
( ) Maria é
enaltecida como uma mulher que tem força diante das dificuldades.
c.
( ) Maria é revelada como uma
mulher que tem força, raça e gana.
d.
( ) Maria é
colocada em condição de igualdade com as outras mulheres.
e.
( ) Maria é revelada como uma mulher que, além
de forte, tem manha, graça e sonho que a levam a ter fé na vida.
13. A que classe social pertence a Maria descrita no texto? Transcreva o trecho que comprova sua resposta.
_________________________________________________________________________
14. Os trechos: “Quem traz no corpo a marca / … / Mistura a dor e a alegria” e “Quem traz na pele essa marca / possui a estranha mania / de ter fé na vida” indicam que a Maria é:
a) portadora de deficiência física
14. Os trechos: “Quem traz no corpo a marca / … / Mistura a dor e a alegria” e “Quem traz na pele essa marca / possui a estranha mania / de ter fé na vida” indicam que a Maria é:
a) portadora de deficiência física
b)
é negra e pobre c) branca
e rica
15. A metáfora é uma figura de linguagem muito usada na linguagem poética. Identifique e transcreva as frases do texto que apresentam essa figura.
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