O Globo, Globinho, Rio de Janeiro, 13 out.
1996.
1) Nas
histórias em quadrinhos, o que os personagens falam é apresentado em balões de
fala. Releia as falas do último quadrinho: “ Lembra-se quando pensamos que delegando
funções a eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.”
Delegar
funções = atribuir tarefas, deveres; encarregar de realizar certas ações.
a) Pela
história ficamos sabendo uma função que os pais delegaram aos filhos. Qual?
b) Como essa
função foi distribuída entre os dois filhos?
2) Identifique,
na discussão entre os dois irmãos, os argumentos que cada um usa:
a) Que
argumento o irmão usa para justificar que a irmã deve levar o lixo para fora,
naquele dia?
b) Que
argumento a menina usa para rebater o argumento do irmão?
c) O irmão
concorda ou não com o argumento da irmã? Que novo argumento ele usa para
defender seu ponto de vista?
3) Os filhos
discutem, brigam, acusando um ao outro. Para o pai, esse é um comportamento
próprio de crianças e pré-adolescentes, ou é um comportamento de adultos?
Justifique sua resposta.
4) Com que
objetivo os pais delegaram função aos filhos? Para o pai, esse objetivo foi
alcançado? Por quê?
5) História
em quadrinhos é uma história contada por meio de palavras e de desenho. Observe
e analise o que o desenho conta:
a) No
primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão lendo? Como eles estão se
sentindo?
b) No segundo
e no terceiro quadrinhos, as expressões dos rostos, os gestos, as atitudes dos
dois irmãos mostram o que eles estão sentindo: o que é?
c)
Enquanto o pai está falando com a mãe no
último quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos
sabendo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.