Leia o anúncio.

1) Tanto no
enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se
o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a) Identifique
os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b) Considerando
a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado,
justifique o predomínio dessa classe gramatical.
2) O enunciado
da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar
em conta a imagem, responda.
a) Qual parece
ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b) Cruzando o
texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?
3) Os adjetivos
bonito
e gostoso
e a locução adjetiva com recheio participam da construção
da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo
que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?
4) O adjetivo
incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode
crer”. No entanto o uso constante dessa
palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido
original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível
calda de morango”
5) No canto
esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a) Como é próprio
da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que
substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo
contexto. Qual é esse substantivo?
b) Em que
grau está o adjetivo tenra?
c) Por que
esse grau é comum em textos publicitários?
GABARITO:
1) a)
adjetivos: bonito, gostoso, novo,
incrível, crocante, delicioso; locuções
adjetivas: com recheio, de baunilha, de morango.
b) Sendo o anúncio um
texto publicitário, cuja finalidade é promover um produto (no caso, um
sorvete), é natural que se empreguem adjetivos capazes de ressaltar as
qualidades positivas do produto.
2) a)
Encontrar o homem ideal, que reúna as características “bonito, gotoso e com
recheio”.
b)O de que o sonho
feminino é saborear um sorvete que reúna essas qualidades.
3) Uma
pessoa “com conteúdo”, isto é, que não seja apenas bonita, mas que tenha também
qualidades interiores: caráter, inteligência, sensibilidade, etc.
4) Entre
outras: maravilhosa, saborosa, insuperável.
5) a)É
a palavra Milka, nome do produto, que aparece na vaquinha que está acima da
frase.
b)No grau superlativo
relativo.
c)porque frequentemente
os anunciantes destacam seu produto como o melhor entre todos (daí as
construções “o/a mais...”).
Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.