Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 23 de setembro de 2012

Atividades letra de música - Com gabarito


Só Você  -  Fábio Jr.
Compositor: Vinicius Cantuária

Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]

Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você

Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração

Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você

Eu quero só você [2x]


1. Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?
Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
Ao público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos.
“Demorei muito pra te encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu só fi quei / Chorei, chorei”.
d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
 “Eu quero só você”.
e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?
Repetição. A oração “Eu quero só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?
A repetição procura salientar tanto o tema da canção quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorização da canção.

2. Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?
O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
Tem o sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.
“Meu pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo mundo vê”.

3. Compreendendo a composição da letra da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do texto que vocês acabaram de ler.
a)      Autor do texto e da melodia
Vinicius Cantuária
b)      Papel social do produtor ao escrever o texto
Manifestar por meio da canção – uma expressão artística – sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c)       Interlocutor (para quem o texto foi escrito)
Público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d)      Intérprete da canção
Fábio Júnior.
e)      Estilo musical
Música romântica

4. Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
a)      Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
Um homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b)      O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.
Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de que a música foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os alunos as diferenças existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c)       Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno.

Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cordel


1)      Leia os títulos de literatura de cordel e agrupe-os de acordo com os temas a seguir.


Temas
a)     Aventuras, proezas e causos maravilhosos
“Os cabras de Lampião”,“A chegada de Lampião no Inferno”,“As aventuras de Lulu na capital de São Paulo”,“A moça que foi enterrada viva”
b)    Crítica social]
“Brasileiro alienado”, “A religião, a Inquisição e a prostituição”, “Um mosquito, o descaso e a dengue”
c)     Pessoas famosas
“Os Beatles”, “A discussão de Pelé com Maradona”
d)    Universo sertanejo
“O luar do sertão e a varanda do casarão”, “Confissão de caboco”
e)     Acontecimentos e notícias
“A verdadeira história do monstruoso acidente ocorrido em Currais Novos”, “A morte de Chico Mendes deixou triste a natureza”, “Terror nas torres gêmeas”

Agora, leia o poema em voz alta, prestando atenção em seu ritmo.

Lampião & Lancelote (Fernando Vilela)

Agora eu lhes apresento
Um grande cangaceiro
Nascido em nosso país
Leal e bom companheiro
Para uns foi criminoso
Para outros justiceiro

Criado nas terras secas
Vaqueiro trabalhador
Cuidava de um ralo gado
Com coragem e com valor
Seu nome era Virgulino
Mas um dia veio a dor

Ao ver seu pai baleado
Ele partiu pra vingança
À frente dos cangaceiros
Se pôs logo em liderança
Bando de cabras armados
Ao inimigo com ganância!

Cajarana Jurity
Caixa de Foço Corisco
Quinta-Feira Ponto Fino
Homens sem temor de risco
Volta-Seca Mergulhão
Luiz Pedro o mais arisco

Para um homem uma mulher
Português e sua Cristina
Dadá Maria Pancada
Inácia Maria Jovina
Lampião com sua Maria
Bonita fiel divina

Com este bando temido
Atirava igual canhão
Com seu rifle poderoso
Tornava a noite um clarão
Por isso todo orgulhoso
Se chamou de Lampião

Montado no seu jumento
Cruzava todo o sertão
Leitor agora eu lhe falo
Preste muita atenção
Este homem foi guerreiro
Que inventou rebelião

Invoco este personagem
De nosso seco Nordeste
Desça logo neste livro
Venha cá Cabra da Peste
Mostre o que tem de melhor
Vem chegando e desembeste

2)  Da primeira estrofe, retire versos que revelem:
a) a opinião que o eu lírico tem de Lampião.Um grande cangaceiro”, “Leal e bom companheiro”.
b) a opinião que outros têm do mesmo personagem.Para uns foi criminoso / Para outros justiceiro”.

3)      Retire do poema versos que contam sobre quem era Virgulino antes de se tornar Lampião.
Leal e bom companheiro”, “Vaqueiro trabalhador / Cuidava de um ralo gado / Com coragem e com valor”.

4)      O que motivou Virgulino a entrar para um bando de cangaceiros? Justifique sua resposta com versos do poema.
A morte do pai. “Ao ver seu pai baleado / Ele partiu pra vingança / À frente dos cangaceiros / Se pôs logo em liderança”.

5) Quais estrofes revelam:
a) os integrantes do bando de Lampião? Quarta estrofe
b) a entrada de mulheres no bando? Quinta estrofe
6) Na última estrofe, quem o eu lírico invoca? Lampião
7) As rimas acontecem entre quais versos? Entre os versos pares
8) Que características do cordel você observa no texto lido?
O texto é escrito em versos estruturados em sextilhas e repletos de marcas da oralidade e expressões regionais. As rimas acontecem nos versos pares, e estes tratam de um tema comum em cordéis: os cangaceiros

9) Nesse cordel, notamos que também há uma invocação, uma chamada ao leitor, estratégia comum desse gênero. Transcreva o(s) verso(s) em que isso acontece.
Agora eu lhes apresento” e “Leitor agora eu lhe falo”.

10) Quais eram os integrantes do bando de Lampião? Como eles são referidos no poema?
Cajarana, Jurity, Caixa de Foço, Corisco, Quinta-Feira, Ponto Fino, Volta-Seca, Mergulhão e Luiz Pedro. Os integrantes do bando de Lampião são referidos por apelidos, exceto Luiz Pedro.

11) Quem foi a amada de Lampião? Ela é mencionada no poema? Se sim, em que verso(s)?
Foi Maria Bonita, mencionada nos dois últimos versos da quinta estrofe: “Lampião com sua Maria / Bonita fiel divina”.

Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.