Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Exercícios substantivos

1)     Leia esta tira:
a)      Classifique os seguintes substantivos da tira: temeridade, intrepidez.
b)     Consulte o dicionário e responda: As duas palavras são sinônimas?
c)      No exemplo dado por Hagar, no último quadrinho, você acha que ele foi mais temerário ou intrépido? Por quê?

2)     Que substantivos próprios complementam as frases a seguir, considerando-se o contexto?
a)      O  *adverte: evite fumar na presença de crianças.
b)     O escritor português renascentista * escreveu o conhecido poema épico Os lusíadas.
c)      Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são * e *.
d)     * é o Estado que mais produz ferro no Brasil, graças à presença de grandes jazidas de ferro e manganês em seu solo.
e)      No rio * , encontra-se *, a maior usina hidrelétrica do mundo.

3)     Substitua nas frases a seguir a palavra que e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo:

O juiz exigiu que a partida terminasse. / O juiz exigiu o término da partida.

a)      O piloto espera que os passageiros compreendam.
b)     Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem.
c)      Ela só queria que os filhos se divertissem.
d)     O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente.
e)      Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais.
f)       A locadora pede aos sócios que devolvam as fitas de vídeo até as 18 horas.
g)      A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato.
h)     O juiz exigiu que os sem-terra devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.

4)     Responda às questões a seguir, empregando um substantivo coletivo. Veja o exemplo:

— O fazendeiro leiloou apenas um boi?  /  —Não, toda a manada.

a)      A empresa liquidou apenas um carro? 
b)     A polícia prendeu apenas um ladrão?
c)      Os cientistas pesquisaram apenas estes animais e plantas da região?
d)     A bibliotecária pediu que fizessem apenas o levantamento dos livros de referência?
e)      Na feira, exporão apenas este jornal e esta revista?
f)       Somente um ator ficará hospedado aqui?
g)      O que é exigido no exame: conhecer apenas duas ou três leis sobre o trânsito?

5)     Qual das frases a seguir está de acordo com a variedade padrão da língua? Por quê?
a)      Comprei duzentas gramas de presunto cozido.
b)     Comprei duzentos gramas de presunto cozido. 

6)     Indique os itens em que um dos substantivos se pluralizou em desacordo com a variedade padrão da língua. A seguir, dê a forma adequada.
a)      males, fósseis, barris, projéteis
b)     caracteres, dólares, éteres
c)      espiões, demãos, razões, cidadões, pães, capitães
d)     pãezinhos, papeizitos, anelzinhos, pinceizinhos
e)       jornaizinhos, limõezinhos, botõezinhos
f)       Cirurgiões-dentistas, más-línguas, boas-vindas, abaixos-assinados 

Leia esta tira:

7)     Alguns substantivos apresentam uma forma para o masculino e outra, para o feminino.
a)      Como se faz o feminino do substantivo cabrito?
b)     Qual o masculino do substantivo mulher?
c)      Identifique, no 2º quadrinho da tira, três substantivos masculinos.
d)     Com base nas respostas às perguntas anteriores, conclua: No português, existe um único modo de formar o feminino dos substantivos?

8)     Na tira, os substantivos formas e nuvens estão no plural. Como se fez o plural dessas palavras?

9)     Acrescentado os sufixos  –ão / – ona  e – inho / –inha, forme o aumentativo e o diminutivo dos substantivos pastel, mulher e foca.

10) O ratinho comenta: “Bom esse seu Baratox”. O que ele está insinuando? Justifique sua resposta

11) Em quais das sequências o plural de todos os substantivos compostos está de acordo com a variedade padrão da língua? Indique-as e depois reescreva adequadamente os substantivos que estão flexionados em descordo com a variedade padrão.
a)      lenga-lengas, abaixo-assinados, alto-falantes, quartas-feiras
b)     bem-te-vis, pés-de-meia, públicos-alvo,corre-corres
c)      salário-mínimos, decretos-lei, segundas-feira, bem-te-vis
d)     cartões-postais, cirurgiões-dentistas, quebra-cabeças,  para-raios
e)      vales-transportes, curto-circuitos, portas-mala, toca-fitas

12) Nos substantivos compostos, a palavra guarda pode ser forma verbal (do verbo guardar) ou substantivo. Para identificá-la morfologicamente, é útil fazer  seguinte observação: se o segundo elemento for substantivo, guarda é verbo; se o segundo elemento for adjetivo, guarda é substantivo. Com base nessa distinção, dê o plural dos seguintes substantivos compostos:
a)      O guarda-roupa
b)     O guarda-costas
c)      O guarda-noturno
d)     O guarda-chuva

GABARITO
1)     a)      Ambos são substantivos abstratos.
        b)     Não exatamente. Temeridade é imprudência, ousadia excessiva. Já intrepidez equivale a bravura, coragem.
        c)      Provavelmente as duas coisas. Foi intrépido por chegar muito atrasado ao jantar de aniversário e temerário ao reclamar que a comida estava fria.

2)  a)      Ministério da Saúde.
     b)     Luís Vaz de Camões.
      c)      Equador, Chile.
     d)     Minas Gerais.
     e)      Paraná, Itaipu

3)  a)      O piloto espera a compreensão dos passageiros.
     b)     Os alunos esperam ansiosos a chegada das férias.
     c)      Ela só queria a diversão dos filhos.
     d)     O general exigia o retorno imediato de seus soldados.
     e)      Ele exigiu o comparecimento de todos os atletas à cerimônia.
      f)       A locadora pede aos sócios a devolução das fitas de vídeo até as 18 horas.
     g)      A loja exigiu da distribuidora de material esportivo a rescisão do contrato.
     h)     O juiz exigiu dos sem-terra a devolução das terras invadidas a seu legítimo dono.

4) a)      Não, toda a frota.
     b)     Não, toda a quadrilha.
     c)      Não, toda a fauna e a flora da região.
     d)     Não, de todo o acervo.
     e)      Não, toda a hemeroteca.
     f)       Não, todos o elenco.
     g)      Não, todo o código.

5)     B. Porque o grama significa unidade de peso ou massa, ao passo que a grama significa capim, relva.

6)     C. cidadãos; D. aneizinhos; F. abaixo-assinados.

7)    a)      Pela troca da vogal o pela a: cabrita.
      b)      Homem.
      c)       Pastel, panetone, óculos, brócolis.
      d)      Não.
8)      Acrescentando-se a desinência -s às palavras no singular.
9)      Pastelão, pastelzinho,; mulherona, mulherzinha; facão, faquinha.
10)   Diante da imaginação fértil da barata, que não para de ver coisas que não existem, o ratinho imagina que ela esteja sob efeito alucinógeno de um veneno.
11)   Corretas: a, b e d.  
       Erradas: c: salários-mínimos, decretos-leis, segundas-feiras; e: curtos-circuitos, porta-malas.

12)    a)      Os guarda-roupas
        b)      Os guarda- costas
        c)       Os guardas-noturnos
        d)      Os guarda-chuvas


Português - linguagens:volume 2/  Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carta de reclamação e carta de solicitação

Leia, abaixo dois tipos de carta formal. Compare suas semelhanças e diferenças. ___________________________________________________________________________________________
Colégio Monteiro Lobato
Avenida Visconde de Sabugosa, 1.520 – Sobral, Ceará


Sobral, 5 de abril de 2009.

              Assunto: Aquisição de livro


            Srs. pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental,

            Solicitamos a aquisição do livro que será usado no início do trabalho da área de Língua Portuguesa. O trabalho terá início na sexta-feira 24/4 e é importante que todos os alunos tenham a obra nessa aula.

                      “Histórias à brasileira”

                   Autor: Ana Maria Machado (adaptação)

                   Editora: Companhia das Letrinhas


Atenciosamente,

ROSANA SELIGMANN

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Circular nº 014/2008
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            Fortaleza, 7 de março de 2010.


            Caro senhor gerente do supermercado PreçoBom, loja da Rua da Praça, 18:


            Há muitos anos nossa família é freguesa deste supermercado. Hoje, porém, estamos muito decepcionados com o atendimento de sua loja.

            Semana passada, no dia 2 de março, compramos um pote de 500g da maionese Q-koisa que, apesar de estar dentro da data de validade, está visivelmente estragada e cheirando mal.

            Ao mostrarmos a nota da compra e pedirmos a substituição do referido item ao funcionário identificado como Armando Guerra, ele disse que a loja não tem nenhuma responsabilidade sobre a mercadoria que já saiu do estabelecimento.

            Assim, gostaríamos de pedir diretamente ao senhor a substituição do produto ou a devolução do dinheiro pago pelo vidro de maionese, sob o risco de eu ou minha família nunca mais comprarmos em seu supermercado.

            Cordialmente,

Eliane Aparecida dos Santos

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1)    Uma dessas cartas é de reclamação, a outra, de solicitação. Qual é qual?
2)   Qual o objetivo da primeira carta? E da segunda?
3)   Para quem é dirigida a primeira carta? E a segunda?
4)   Quem é Rosana Seligmann?
5)   A primeira carta é assinada por apenas uma pessoa. No entanto, ela fala no plural “solicitamos”. Por quê?
6)   Além de reclamar, a segunda carta faz uma solicitação, qual?
7)   A segunda carta está reclamando em linguagem educada e formal. Você acha que a reclamação faria mais efeito se a carta fosse desaforada e cheia de palavrões?


Gabarito:

1)     A primeira carta é de solicitação e a segunda, de reclamação.
2)    A primeira carta pede que os pais dos alunos comprem o livro Histórias à brasileira para uso em aula. A segunda quer que o supermercado troque um produto ou devolva o dinheiro gasto na compra.
3)    A primeira carta é dirigida aos pais dos alunos dos 6ºs anos. A segunda, ao gerente do supermercado PreçoBom.
4)    Coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato.
5)    O plural, em uma carta formal, significa que a pessoa está falando em nome da instituição.
6)    Ela pede que o supermercado substitua o produto ou devolva o dinheiro gasto.
7)    Espera-se que o aluno responda que a linguagem formal em certas ocasiões pode ser mais efetiva.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. Português: a arte da palavra, 6º ano/ Gabriela Rodella de Oliveira, Flávio Nigro Rodrigues, João Rocha Campos; [ilustração Adolar, Jean Galvão, Roberto Weigand, Samuel Casal]. – 1. Ed. – São Paulo: Editora AJS Ltda, 2009.

Carta

 
Em 1831, ao deixar definitivamente o Brasil para assumir o trono de Portugal, D. Pedro I escreveu a seu filho D. Pedro II a seguinte carta:

Carta a D. Pedro II
D. Pedro I


Meu querido filho, e meu imperador:


Muito lhe agradeço a carta que me escreveu, eu mal a pude ler, pois que as lágrimas eram tantas que me impediam a ver; agora que me acho, apesar de tudo, um pouco mais descansado, faço esta para lhe agradecer a sua, e para certificar-lhe que enquanto vida tiver as saudades jamais se extinguirão em meu dilacerado coração.

Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua mãe, e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem na sua educação, e conte que o mundo o há de admirar, e que me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria.

Eu me retiro para a Europa: assim é necessário para que o Brasil sossegue,e que Deus permita, e possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz.


Adeus, meu amado filho, receba a bênção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperança de o ver.


                        Ass. D. Pedro de Alcântara

                       
                        Bordo da Nau Warspite
                        12 de abril de 1831

In: JOÃO ARMITAGE. História do Brasil. Rio de Janeiro: Zélio Valverde, 1943. P. 313

1)    Quem é o remetente e o destinatário dessa carta?
2)   Essa é a primeira carta trocada entre eles?
3)   Onde estava D. Pedro I ao escrever essa carta?
4)   Além de na introdução, existe um outro vocativo nessa carta? Onde?
5)   Procure no dicionário o que significam as palavras “ilibada” e “ufania”? há mais alguma palavra que você não conheça nessa carta?
6)   Qual o propósito da carta?
7)   Segundo a carta, quando pai e filho pretendem se reencontrar? 

Gabarito
1)    O remetente é D. Pedro de Alcântara (D. Pedro I). O destinatário é seu filho (D. Pedro II).
2)   Não. Esta é uma carta-resposta.
3)   A bordo de um navio, a Nau Warspite.
4)   Sim. Na despedida: “Meu amado filho”.
5)   Ilibada: pura; ufania: honra, orgulho, dignidade.
6)   Responder a carta do filho e aconselhá-lo.
7)   Nunca. D. Pedro I não tem mais esperanças de ver o filho.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. Português: a arte da palavra, 6º ano/ Gabriela Rodella de Oliveira, Flávio Nigro Rodrigues, João Rocha Campos; [ilustração Adolar, Jean Galvão, Roberto Weigand, Samuel Casal]. – 1. Ed. – São Paulo: Editora AJS Ltda, 2009.

Criando história em quadrinhos - 6º ano

O lobo e o cão
Ruth Rocha
Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.
- Se me seguires ficarás tão forte como eu - respondeu o cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.
- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.
- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão. - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.
O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.
- O que tens no pescoço? - perguntou.
- Nada de grave. É da argola com que me prendem - explicou o Cão.
- Preso? Então não podes correr quando queres?- exclamou o Lobo. - Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.
Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.
Moral da história:
A tua liberdade não tem preço.

1) Você seria capaz de contar essa fábula de maneira diferente? Tente contá-la no formato de história em quadrinhos. Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO colocando no papel como será a história toda.Veja o exemplo:

1-Primeiro quadrinho:
Desenho – O Lobo esfomeado encontra o Cão forte e alimentado na estrada e pergunta ao cachorro onde ele conseguia alimento.
Balão: – Onde achas tanta comida?
2-Segundo quadrinho:
Desenho – O Cão responde ao Lobo.
Balão: - Venha comigo, terás comida à vontade, terás afeto e carinho na boa casa em que vivo!
3-Terceiro quadrinho:
Desenho - O Lobo concorda com a idéia e segue o Cão pelo caminho.
Balão: – Vou com você!
4-Quarto quadrinho:
Desenho – O Lobo percebe que o Cão tem o pescoço esfolado.
Balão: – Que tens no pescoço?
5-Quinto quadrinho:
Desenho – O cachorro explica.
Balão: - É que, às vezes, me deixam amarrado durante o dia.
Depois, calcule quantos quadrinhos você vai precisar para contar sua história. Tente descobrir quantas páginas vai utilizar.
Exemplo: 12 quadrinhos. Você pode colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.




Para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens). Use letras maiúsculas. Se preferir, destaque palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão. Fazendo assim, você garante o espaço para o texto. Depois faça os desenhos. Se você acha difícil desenhar, não fique preocupado. Faça desenhos simples. A cena parece complicada demais para desenhar? Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Agora, você faz o quadrinho. Não esqueça de escrever o título da história e colocar a palavra “fim” no último quadrinho.