Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

sábado, 23 de julho de 2011

Projeto Álbum de Figurinhas


Escola Estadual Professor Levindo Lambert
Projeto Álbum de Figurinhas
Professoras:  Alci e Eva 
Ano: 6º


Apresentação

            Cada vez mais estamos nos deparando com muitos alunos, em todos os níveis de ensino, que apresentam dificuldade quanto à leitura, escrita e interpretação de textos. Frequentemente ouvimos falar de jovens que passam dificuldade já na Universidade, seja para cumprir as disciplinas do curso, seja para preencher vagas de estágio.
            Esse problema vem sendo bastante discutido entre educadores e, recentemente, tornou-se notícia nos principais jornais e/ou telejornais do país, chamando a atenção para que busquemos soluções.

Justificativa

            Acreditamos que para sanar as dificuldades citadas anteriormente seja necessário fazer um trabalho de incentivo à leitura e escrita a partir das séries iniciais do ensino fundamental e, como nossa escola recebe muitos alunos pra o 6º ano com tais dificuldades, surgiu a idéia de elaborarmos este projeto.

Objetivos

            Este projeto tem como proposta trabalhar a leitura, escrita e interpretação de forma prazerosa, através de livros literários que despertem a sensibilidade do aluno para experimentar aventuras, fantasias e aprendizados que serão aproveitados, não só na vida escolar, como também na sua inserção como ser atuante no meio em que vive, atendendo às exigências da sociedade moderna.

Metodologia

            O desenvolvimento do projeto passará pelas seguintes fases:
  • Escolha prévia de livros literários adequados para a idade dos alunos;
  • Confecção de figurinhas ilustrativas para cada livro lido;
  • Disposição dos livros em um ambiente separado na biblioteca para que possam ser emprestados aos alunos;
  • Cada aluno deverá escolher semanalmente um livro para ler e fazer uma resenha do mesmo.
  • Montagem do álbum de figurinhas, que deverá contar com a aquisição, pelos alunos, de um caderno pequeno em que serão coladas as figurinhas referentes a cada livro lido, juntamente com a resenha já corrigida com a ajuda das professoras de literatura e/ou de português;
  • O aluno que primeiro completar o seu álbum, com capricho, receberá uma premiação a ser definida até o final do projeto.

Duração
     
      O projeto deverá ser executado durante o terceiro e quarto bimestres letivos, podendo variar de acordo com a adaptação ao calendário escolar.

Culminância
           
            As atividades serão encerradas com a apresentação dos álbuns dos alunos ao final do quarto bimestre.

Avaliação

            A avaliação será contínua, observando interesse, capricho, participação, leitura, escrita e cuidado com os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.